Joinville adota solução prática para evitar alagamentos em regiões críticas |
Da redação - 17/2/2021 - 19h30 - Na tarde de terça-feira (16/2), o prefeito Adriano Silva, acompanhado do presidente da Câmara Municipal e secretários, gerentes da Subprefeitura e do Detrans esteve em visita ao bairro Aventureiro onde recebeu das entidades comunitárias uma relação de reivindicações destinadas a melhorar a qualidade de vida dos moradores. A recepção aconteceu no auditório da Paróquia Senhor Bom Jesus onde lhe foi entregue oficialmente documento em nome de diversas entidades do bairro. Como o prefeito já havia tomando conhecimento do conteúdo através da leitura de cópia que lhe fora entregue anteriormente, antes da reunião efetuou visitas a diversos locais para juntamente com secretários e gerentes avaliar in loco as deficiências apontadas pelas lideranças comunitárias.
Solicitações da AMABA - Associação de Moradores do Bairro Aventureiro totalizam 17 itens, a maioria relacionada com infraestrutura. Destacamos: 1 - com relação a Subprefeitura; instituir aplicativo para a solicitação de serviços sugere que equipe da Subprefeitura percorra frequentemente as ruas dos bairros para constatar a necessidade de serviços; 2 - reposição de placas indicativas de trânsito, sinalização horizontal, regularização de calçadas e lixeira, notificar proprietários para promoveram a limpeza de terrenos baldios. Além disso, a associação de moradores pede a retirada de fios de telefonia que se desprendem dos postes e permanecem sobre as calçadas e a retirada imediata de propaganda irregular nas calçadas, vias e postes.
Outros itens que a entidade considera importantes: 3 - construção urgente de rotatóriaem frente ao Supermercado Rodrigues; solução para o trânsito na entrada/saída da rua Ipiranga, cruzamento da Aloes Finder com Rogério Pereira, revitalização do cemitério de Cubatão; 4 - Solução para o descarte irregular do lixo; sobre ocupação irregular de terrenos, pede providências para cessar a invasão de áreas junto à Estrada Vigorelli onde terrenos em pleno mangue estão sendo loteados e vendidos; denuncia também a invasão que acontece no final da rua Helena Casagrande e em outros finais de ruas no bairro Aventureiro.
JI Online/
As reivindicações da FRANPAR - Associação de Moradores do Jardim Francielli e Parque Joinville totalizam 13 itens dos quais destacamos: 1 - ampliação dos CEIs Odorico Fortunato, Arte e Vida e construção de novo CEI no Jardim Francielle ou Santa Bárbara. A associação sugere levar em conta o local de trabalho dos responsáveis pelas matrículas na aplicação do critério de zoneamento. 2 - ampliação da Unidade Básica de Saúde do Parque Joinville; 3 - execução do projeto de criação do Parque Sambaq ui,conhecido como projeto Povo das Conchas; construção de galpão para a Associação de Recicladores da Região, no Parque Joinville para eliminar o manuseio de materiais recicláveis a céu aberto; 4 pavimentação comunitária, regulamentação e divulgação do programa incluindo o planejamento da gestão anterior; 5 - instalação de capela mortuária.
Das 18 solicitações elencadas pela Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Castelo Branco (Cohab Aventureiro), destacamos as seguintes: 1 - limpeza de ruas ainda com lama a areia desde o alagamento ocorrido em 1/1/2021, incluindo a limpeza de bueiros. A entidade classifica este item como ação emergencial. 2 - refazer o sistema de drenagem das ruas Raul Seixas, Rouxinol, e Ipiranga. O atual sistema não suporta o volume de água das chuvas que descem dos morros gerando alagamentos; 3 - instalação de ciclovias nas ruas Cegonhas, avenida Vice-prefeito Ivan Rodrigues , Ipiranga, Alois Finder, Antônio Jorge Cecyn, Willy Schossland e Martinho Van Biene; 4 - incentivar e regulamentar a instalação de hortas comunitárias em terrenos baldios pertencentes ao município; 5 - instalação de pontos para o descarte de materiais, eletrodomésticos e eletrônicos (ecopontos).
Conselho Local de Saúde Aventureiro II e III - Itens solicitados: 1 - Contratação de dois funcionários administrativos para a recepção; 2 - construção de rampa de acessibilidade; 3 - instalação de placa com identificação da unidade; 4 - aquisição de três computadores para o trabalho da equipe; 5 - Televisor para a sala de espera; 6 - contratação de médicos; aquisição de projetos de mídia; 7 - Disponibilização do cronograma da obra da nova Unidade de Saúde que irá abranger/unificar as Unidades Aventureiro II, Santa Bárbara e Rio do Ferro. Pede ainda a inclusão do Conselho Local de Saúde Unificado no acompanhamento e fiscalização da obra.
Demandas apresentadas pelo Conseg - Conselho Comunitário de Segurança com atuação nos bairros Aventureiro e Jardim Iririú: 1 - atuação da Guarda Municipal junto às praças e escolas municipais; 2 - Contratação de guarda para proteger as instalações da Estação da Cidadania (CEU - Centro de Artes e Esportes), à noite e nos finais de semana. Outras duas solicitações; Intensificação de rondas por parte da Polícia Militar e integração de imagens de câmeras privadas e instaladas em imóveis públicos com os serviços de segurança, são de alçada estadual.
O que disse o prefeito - Depois de visitar alguns locais alvos de reivindicações, ouvir a leitura e receber oficialmente o documento reivindicatório o prefeito Adriano Silva, que já possuía conhecimento de seu conteúdo, antecipou algumas informações. Segundo líderes comunitários presentes, o prefeito informou que ainda está concluindo a formação da equipe, mas que algumas das solicitações poderiam ser atendidas rapidamente, enquanto outras, como a pavimentação de ruas por necessitar de estudos, devem levar mais tempo. Ainda, segundo líderes comunitários, uma nova reunião ficou agendada para o dia 24 de fevereiro como gerente da Subprefeitura da Região Nordeste para o detalhamento das ações. O prefeito Adriano Silva manifestou satisfação em constatar a união das lideranças comunitárias o bairro Aventureiro.
Acompanharam o prefeito na sua visita ao bairro Aventureiro: vereador Maurício Peixer (presidente da Câmara Municipal), secretários Jean Rodrigues da Silva (Saúde), Jorge Luiz Correia de Sá (Seinfra), Fernando de Paula Cordeiro (gerente Subprefeitura Região Nordeste), Guilherme Belegante (gerente do Detrans). Estiveram presentes na recepção ao prefeito e comitiva: Aurélia Alexandra Dana (presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Castelo Branco),
Luiz Alves Castanha (vice-presidente do Conselho Gestor da Estação da Cidadania -CEU - Centro de Esportes Integrados), Eliane Regina da Luz ( presidente do Conselho Local de Saúde Aventureiro 1) José Fausto (presidente do Conselho Local de Saúde Unificado - Unidades de Saúde Aventureiro 1, 3, Santa Bárbara e Rio do Ferro), Osvaldo Visentainer (presidente do Conseg - Conselho Comunitário de Segurança com atuação nos bairros Aventureiro e Jardim Iririú), Evaldo França (presidente da Franpar - Associação de Moradores do Jardim Francielle e Parque Joinville), padre Odair José Pozenatto (pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus), Adelino Machado (presidente da AMABA - Associação de Moradores do Bairro Aventureiro), Pastor Jonathan Kath da Silva (Igreja Assembleia de Deus), João Rinaldi (presidente da Associação de Moradores do Jardim Francine).
Uma liderança comunitária presente ao evento confirmou nova reunião agendada para o dia 24/2 com o gerente da Subprefeitura da Região Nordeste, Fernando de Paula Cordeiro. Na oportunidade, os representantes de entidades comunitárias do bairro Aventureiro terão as primeiras informações sobre o atendimento de suas reivindicações.
Deixe seu comentário